Orientação Psicológica Online

Orientação Psicológica Online


O trabalho de orientação psicológica online visa proporcionar atendimento para as pessoas que encontram-se impossibilitadas de comparecer ao consultório para atendimento presencial ou que residam em localidades distantes mas gostariam de receber atendimento através dos meios de comunicação à distância.


A orientação psicológica poderá ser realizada até no máximo 20 (vinte sessões), sendo trabalhadas questões focais, pontuais através de psicoterapia breve.


A orientação psicológica online foi regulamentada pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) através da Resolução 11/2012, a qual reconhece os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância, desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional dos Psicólogos.


Público Atendido


Pessoas adultas, maiores de 18 anos que busquem orientação ou atendimento para questões específicas como no preparo para a adoção, no pós adoção ou questões emocionais de ordem diversa.

O atendimento de crianças e adolescentes poderá ser realizado, desde que haja autorização prévia, por escrito, dos pais ou responsáveis


Como Utilizar a Orientação Psicológica Online


Inicialmente é realizado um contato via email através do site, com breve relato sobre o tema a ser abordado. Após combinado dia e horário e confirmado o pagamento, a Psicóloga Marcia E.C.Nicolini, CRP- 08/20461 irá realizar o atendimento.

O Atendimento será viabilizado através dos meios de comunicação à distância como o Skype, FaceTime, com recursos para chamadas em vídeo, sendo necessário ter um microfone, uma câmera de vídeo e estar conectado à internet banda larga com boa velocidade para evitar problemas técnicos durante o atendimento. Recomenda-se o uso de fone de ouvido para maior privacidade.


Sigilo Profissional


De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo é dever do profissional manter o sigilo profissional. Assim, todas as informações trocadas entre o psicólogo e o cliente estarão protegidas pelo sigilo.

Conforme o Artigo 9º , é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meios da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.


Segurança das Informações no Atendimento Online


Considerando-se que os meios de comunicação online não são totalmente seguros, recomendamos que algumas medidas protetivas sejam tomadas a fim de garantir a privacidade e o sigilo dos atendimentos.

a) Procure utilizar computadores, tablets ou smart phones pessoais, protegidos por senhas e com programas de antivírus instalados e atualizados.

b) Evite o uso de computadores públicos ou de terceiros.

c) Para o atendimento, procure um lugar tranquilo, privado e silencioso, para que não ocorram interrupções ou que outras pessoas possam ouvir o atendimento.

d) Desative a opção de guardar histórico ou delete o histórico após o atendimento.

e) Evite deixar sua senha gravada no aparelho e não a informe a terceiros.


É sabido que, mesmo cercado de todos os meios de segurança para garantir a proteção das informações, a internet não é um ambiente totalmente seguro, podendo haver vulnerabilidade e passível de ser invadida.


Informações Adicionais


- As sessões tem duração de 60 minutos.

- O valor de cada sessão será combinado antes do 1º atendimento, via email, telefone ou WhatsApp.

- O pagamento poderá ser realizado através de transferência bancária, depósito bancário, cartões de débito ou crédito através do pagseguro.

- Se houver desistência por parte do cliente, com aviso de no mínimo 24 hs de antecedência, o valor será restituído ou o horário será remarcado.

- Se não houver comparecimento do cliente no dia e horário marcado, não haverá direito ao reembolso ou reagendamento.

- Se houver necessidade de reagendamento por parte da psicóloga, o cliente será contatado via email, celular ou whatsapp e terá a opção de remarcar o horário ou receber o reembolso do valor pago.

- Se, por motivo de força maior, a psicóloga não comparecer ao atendimento, o cliente terá o direito ao reembolso ou remarcar o horário.

- Se houver atraso para o início da sessão por parte do cliente, não caberá reembolso, visto que a psicóloga estará online por todo o horário agendado.

- Se houver atraso para o inicio da sessão por parte da psicóloga, este será reposto imediatamente após o horário previsto para o término da sessão.


LINKS


Conselho federal de Psicologia

Conselho Regional de Psicologia

Código de Ética Profissional do Psicólogo

Resolução CFP número 11/2012


Certificado Digital do Site


O Conselho Federal de Psicologia, por meio da Comissão Nacional de Cadastro de Sites, disponibiliza o serviço de cadastro de sites para Serviço de Psicologia realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância.

Os usuários poderão verificar se o site esta cadastrado clicando na imagem da permissão de funcionamento. Após o clique, será direcionado para a página do CFP, na qual consta o status do site e o período de validade do cadastro.

  • Conselho Federal de Psicologia
  • Conselho Regional de Psicologia
  • Código de Ética Profissional
Algumas orientações sobre adoção
Tire Suas Dúvidas
Entre em Contato
*
*
*
Fone: (44) 9 9809-5689
marcianicolini@adotebem.com.br
Rua Santos Dumont, 2.314 sala 201 - Centro - Maringá - Paraná - Brasil

© Todos os Direitos Reservados à Adote Bem